A MORTE E RESSURREIÇÃO

 

A MORTE E RESSUREIÇÃO DO CRENTE

Para compreendermos melhor esse assunto, vamos iniciar esclarecendo através da bíblia uma questão pouco compreendida por muitos: a diferença entre corpo, espírito e alma.

Para entendermos melhor essa questão usaremos a seguinte comparação:

Temos um pão e um ovo frito (dois ingredientes), se colocarmos o ovo dentro do pão o que teremos? Um sanduíche! Se eu comer o pão e jogar o ovo fora, eu saberei que o pão foi comido e que o ovo foi para o lixo… Mas para onde foi o sanduíche? É claro que o sanduíche deixou de existir quando tirei o ovo de dentro do pão!

Veja o que a Bíblia diz:

& “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida (espírito); e o homem tornou-se alma vivente”. Gênesis 2:7

Vemos nesse versículo que o homem foi feito do pó da terra, e para que vivesse Deus adicionou a ele o espírito. Ao ajuntamento do homem sem vida com o sopro de vida (espírito) se deu o nome de alma

 

CORPO: homem completo criado por Deus, mas sem vida em si.

+

 

ESPÍRITO: A vida colocada por Deus no homem para que este viva.

=

 

ALMA: O homem com a vida em si. Ou seja, uma pessoa viva.

Como em nosso exemplo do sanduíche, na criação Deus sopra a vida no corpo, criando assim uma alma vivente, ou seja uma pessoa viva!

& “Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás. Gênesis 3:19 ; “O pó (nós) volte para a terra como o era, e o espírito (fôlego de vida) volte a Deus que o deu.” Eclesiastes 12:7

Na hora da morte, vemos que o corpo (nós sem vida) vai para a sepultura, o espírito (a vida dada por Deus) volta para ele… E a alma? Quando Deus toma de volta para si a vida que estava no homem não existe mais a alma! Da mesma forma que se tirarmos o ovo de dentro do pão, o sanduíche deixa de existir. Pois a alma é o nome que se dá à uma pessoa viva, e nada além disso. Podemos dizer que a alma simplesmente morreu.

& “A alma que pecar, essa morrerá.” Ezequiel 18:4

& “[…] profanastes entre o meu povo, por punhados de cevada, e por pedaços de pão, para matardes as almas que não deveriam morrer, e para guardardes em vida as almas que não deveriam viver” Ezequiel 13:19a

Em algumas passagens da Biblia vemos a expressão “minha alma”, como se alma fosse algo que se possui, mas quando se diz por exemplo “Minha alma está angustiada!” é o mesmo que dizer “Meu ser está angustiado!” ou simplesmente “Eu estou angustiado!”. Ou seja, “minha alma”, “meu ser” ou “Eu” são a mesma coisa, sendo que “minha alma”, é uma forma poética ou dramática de dizer “eu”. Em nossos dias, não se costuma chamar uma pessoa de alma, mas vemos que na bíblia isso era muito comum. Gen. 17:14; Atos 2:41; Atos 7:14; Atos 27:37; I Pedro 3:20; Etc. Com o passar do tempo, com o aparecimento de falsas doutrinas, muitas pessoas passaram a acreditar na existência em uma coisa imaterial que nunca morre, vivendo dentro de nós, e que quando morremos essa coisa sai de dentro de nós e vai para o céu ou inferno. Tal ensino não é bíblico. Mas podemos encontrar essa doutrina no espiritismo, você se lembra do filme “Ghost, do outro lado da vida”?

Deus disse no Éden que o homem se tornaria mortal ao comer do fruto, mas o Diabo disse para Eva:certamente não morrerás”, Eva, acreditando na serpente, comeu e se tornou mortal. A partir daí toda a humanidade carrega a sentença de morte sobre si. Muitos ainda pensam que ao morrerem continuam vivendo de forma imaterial, mas vamos deixar a mentira da serpente (Diabo) de lado e crer unicamente na palavra de Deus.

& “O pó [nós] volte para a terra como o era, e o espírito [fôlego de vida] volte a Deus que o deu.” Ecles. 12:7

Como “espírito” é a vida que Deus nos deu, na hora em que morremos esta vida volta para Ele. Este versículo nos deixa bem claro que nós iremos para a terra, ou seja, a sepultura. O que realmente volta para Deus exatamente na hora em que morremos é simplesmente o fôlego de vida que está em nós, que a bíblia muitas vezes chama de “espírito”. Espírito não vê, ouve, mexe nem sente nada. Não é um ser, como muitos imaginam, mas é simplesmente a vida que Deus colocou em nós, a energia que nos faz viver. O seu significado no texto original é “sopro” ou “sopro de vida”. Quando Deus toma de volta essa energia, nós morremos e vamos para a sepultura. Não só o homem tem espírito, mas todos os seres vivos. Pois o espírito é a energia que faz todo ser vivo viver. Podemos compara-lo à energia elétrica que faz a televisão funcionar. Ao ser retirada da tomada, a televisão perde a energia e deixa de funcionar, mas ela continua sendo a televisão, só que desligada. Da mesma forma, quando Deus retira a vida de nós, continuamos sendo nós mesmos, mas “desligados”. Espírito” e “vida” são a mesma coisa. Veja como podemos compreender bem melhor este versículo: “O homem volte para a terra como o era, e a vida que estava no homem volte a Deus que a deu”.

J Depois que a pessoa morre, existe alguma chance de mudar o seu destino em relação à eternidade?

& “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”. Eclesiastes 9:10

J É verdade que os justos “descansam em paz” e os maus aguardam a ressurreição em tormento?

& “Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco gozam eles recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento”. Eclesiastes 9:5 e 6 – Todos os mortos aguardam em sono inconsciente, na sepultura o dia da ressurreição, que iniciará com a volta de Cristo.

J Muitas pessoas dizem que o crente que já morreu está louvando a Deus. Isso é verdade?

&Os mortos não louvam ao Senhor Salmos 115:17a

& “Pois na morte não há lembrança de ti; na sepultura quem te louvará? Salmos 6:5.

J O que nos diz Jesus a respeito das pessoas que já morreram?

& “E, tendo [Jesus] assim falado, acrescentou: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, ficará bom. Mas Jesus falara da sua morte; eles, porém, entenderam que falava do repouso do sono. Então Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu. João 11:11-14. Em seguida Jesus ressuscitou Lázaro, e ele saiu da sepultura! Se os mortos estivessem vivos no céu, Jesus não tiraria Lázaro de lá para voltar a este mundo, pois isso lhe seria horrível, ser retirado bruscamente do céu para voltar pra terra!

Alguns profetas foram para o céu no passado, ex.: Elias e Moisés que foram levados vivos e para ficar. (Hb. 11:5; II Reis 2:11) Todos foram inteiros, e não uma coisa que saiu de dentro deles. (Deut. 34:5-6 e Judas 1:9).

É um erro pensar que Jesus levou o ladrão da cruz para o céu após dizer a ele: “na verdade te digo hoje, estarás comigo no paraíso”. Esse texto está no formato original, adicionada a vírgula. Na tradução foi acrescentada a palavra “que” antes de “hoje”, transmitindo uma idéia errônea a respeito do fato. Só para refrescar a memória, ao Jesus ressuscitar no domingo de manhã, disse a Maria “ainda não subi ao Pai”. É claro que não, pois estava morto na sepultura. O ladrão ainda está morto na sepultura até hoje, mas Jesus o levará ao paraíso quando voltar nas nuvens como prometeu. Pegue depois, duas bíblias de J. F.de Almeida, uma Corrigida e outra Atualizada, abra-as em Atos 9:5-6 e compare os testos. A Bíblia contém outros erros de tradução, mas no seu contexto geral traz a mensagem perfeita de Deus. Por isso não devemos usar versículos isolados como doutrina, desprezando todo o restante da Bíblia.

Na versão Corrigida – J. F. Almeida, vemos em Lucas 16:19 um texto com o título “Parábola do rico e Lázaro” [Este Lázaro não existiu]. Alguns usam essa parábola para dizer que os mortos estão no céu ou no inferno, mas parábola é uma estória criada para se explicar um determinado assunto. Se fosse uma história real, então o céu seria horrível! já pensou a gente ficar conversando do céu com pessoas pegando fogo no inferno? Aqueles que acreditam que essa parábola foi um acontecimento real, devem acreditar também que árvores conversam, pois em Juízes 9:8-15 vemos outra parábola onde isso acontece. Em nenhum lugar da Bíblia, diz que existe alguma coisa dentro de nós que sobrevive à morte. Muito menos que essa coisa vai para o céu ou inferno quando morremos.

Se Jesus virá um dia ressuscitar os mortos para levar ao céu, é sinal de que eles ainda não está lá! No dia em que Jesus Cristo tornou a viver, saiu de dentro de sua sepultura para depois ir ao céu. Assim também será com todo aquele que for para o céu quando Cristo voltar, sua sepultura ficará vazia. (leia João 20:17)

& “… Cristo morreu, ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos como dos vivos.” Rom. 14:9 Se Ele é Senhor de mortos, quer dizer que tem crente morto!

Davi, ao orar nos mostra que estar morto é como estar dormindo: Atende-me, ouve-me, ó SENHOR meu Deus; ilumina os meus olhos para que eu não adormeça na morte. Salmos 13:3. Jesus ao falar do falecido Lázaro, disse: “o nosso amigo, dormese referindo à morte como um sono. O morto não vê o tempo passar, para ele aguardar a volta de Jesus é como um piscar de olhos. Por isso o Apostolo Paulo disse que desejava morrer e encontrar com Cristo.

J Qual é o destino daqueles que já morreram em Cristo?

& “… todos seremos transformados; num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão [futuro] ressuscitados incorruptíveis”. I Coríntios 15:51b-52a

&O Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois os que estiverem vivos naquele dia serão arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor”. I Tes. 4:16-17

A ressurreição dos crentes se dará a partir da volta de Jesus. Mas os ímpios só ressuscitarão depois de mil anos após todos os salvos tornarem a viver. Por isso que a bíblia diz que os crentes ressuscitarão primeiro.

& “Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte” Apocalipse 20:5 e 6. Em João 11:26, Jesus se refere à segunda morte, dizendo que ela não terá poder sobre os salvos.

J Quando se dará a ressurreição dos mortos?

& “Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão¹ vivificados. Cada um, porém, na sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.” I Coríntios. 15:22 e 23

¹Paulo fala da ressurreição dos mortos como um ato futuro. Falou isso muito tempo depois de Jesus ressuscitar, demonstrando dessa forma que Jesus foi o primeiro a ser ressuscitado para o céu. Os crentes que já morreram sairão do pó da terra no dia em que o Senhor Jesus voltar sobre as nuvens, e aí sim, irão para o céu, com os que até aquele dia estiverem vivos. Serão todos transformados e subirão juntos.

J Quantos serão ressuscitados por Deus?

&Vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão.” João 5:28b

Todos os mortos ressuscitarão. Os salvos não passarão pelo juízo final, nesse dia tomarão posse da vida eterna.

& “… então se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória”. I Coríntios 15:54b

& “Pois convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade I Coríntios 15:53

& “Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o corpo da nossa humilhação, para ser conforme ao corpo da sua glória”. Filipenses 3:20.

Quando Jesus ressuscitou, sua aparência física foi transformada de tal forma que muitos dos seus discípulos não o reconheceram, até que seus hábitos mostrassem que era Ele mesmo. Nós também seremos transformados. Mesmo que naquele dia já estejamos podres debaixo da terra, ressuscitaremos com nosso corpo semelhante ao de Cristo. Deus nos transformará com seu infinito poder, conforme a sua palavra.

& “Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras” I Tessalonicenses 4:18.

About these ads

3 Respostas

  1. Queridos amigos, gostaria que alguém me explicasse se é possível uma pessoa que morreu hoje ser ressuscitada, se sim
    não é contraditório com a palavra de Deus que diz que “ao homem está ordenado morrer uma só vez, vindo depois disso o juizo” ? Isso não configura uma contrariedade a palavra ?
    Grato

    • Olá amigo,

      De acordo com a Bíblia, todos que morrem não podem ser ressuscitados antes da volta de Cristo. Estão aguardando esse dia inconscientes no sono da morte. Somente após a volta de Cristo que os mortos ressuscitarão, uns para viverem eternamente com Deus e outros para a condenação do lago de fogo, a segunda morte que os destruirá de uma vez por todas. Nessa morte cada um sofrerá proporcionalmente de acordo com suas obras.

      Temos a excessão de algumas passagens bíblicas de pessoas ressuscitando, mas foi simplesmente para mostrar o poder de Deus naquela epoca, de certa forma as pessoas ressuscitadas naquela ocasião morreram novamente e estão mortos até hoje, aguardando a volta de Cristo no sono da morte.

      Um abraço.

  2. Achei ótimo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: